29/02
Secretaria de Mobilidade Urbana avalia os desafios das obras da Via del Vino

Transformar a Via del Vino num espaço urbano atrativo, livre da poluição visual de postes, cabos e fios, com árvores alinhadas e ornamentais, calçadas adornadas com motivos e casas de artesanato que remetem às características da cultura e valorizam as origens e a produção de um dos produtos representativos do município: o vinho Essa é a missão que o Prefeito Roberto Lunelli determinou à Secretaria de Mobilidade Urbana para executar no quadrilátero central, principalmente na repaginação e revitalização da Via del Vino.


Concepção arquitetônica das arquitetas Magda Cobalchini e Angela Petrolli.
 
O Secretário Heber Moacir dos Santos explica que, além de atender uma solicitação do comércio da área central dando um pausa às obras no final do ano, a velocidade prevista na sua execução está aquém do planejado. Segundo o secretário, as dificuldades encontradas durante o percurso se referem, principalmente, às redes subterrâneas. A falta de cadastro de redes de energia elétrica, cabos telefônicos (CRT, Oi, GVT), cabos de comunicação (NET, Internet, fibras óticas) e aterramentos além das redes de abastecimento de água (Corsan) e esgotamento sanitário, surpreendem a cada dia. “Só para se ter ideia, na vala  aberta ao longo da rua Marechal Deodoro entre a Cândido Costa e a Júlio de Castilho, numa extensão de 40 metros, foram encontradas 8 tipos de linhas ou redes que impediram o andamento das obras até que todas elas sejam devidamente identificadas - se estão ativas ou não - para que seja executada a passagem da tubulação de energia elétrica de baixa e média tensão a infovia e as redes de comunicação” justifica. Heber Moacir dos Santos acrescenta que estão sendo chamados os técnicos de cada uma das operadoras para identificação das redes e alternativas de execução.


Numa extensão de 40 metros, foram encontradas 8 tipos de linhas ou redes que impediram o andamento das obras.

Prazos
Mesmo havendo relativo atraso no cronograma das obras, pela sua complexidade e imprevistos, a Secretaria tem dedicado prioridade absoluta na execução, com reuniões duas a três vezes por semana com os empreiteiros, acompanhamento em tempo integral para solução dos casos e tem contato com o apoio de lojistas, pedestres, taxistas e especialmente da Corsan, da RGE, das operadoras de serviços de comunicação. Também estão de prontidão equipes da secretaria de Obras e do Departamento de Transito para que não haja interrupção dos serviços ou quando houver a necessidade, que a população e motoristas sejam adequadamente orientados para evitar maiores transtornos. A previsão das empreiteiras é de que obra poderá estar concluída entre meados e final de maio.


Redes subterrâneas
As redes de eletricidade cujo projeto original foi encaminhado à RGE, não foi aprovado devido as novas exigências técnicas da concessionária. “Esta situação levou a Prefeitura a refazer o projeto anteriormente licitado, para adequação. A consequência é que as alterações de materiais e galerias foram totalmente modificadas e a Prefeitura tomou a iniciativa de cancelar de comum acordo com o licitante vencedor o contrato anterior e nova licitação para as redes elétricas esta em andamento” explica o secretário.


Nova licitação para as redes elétricas esta em andamento.

Principais obras na repaginação da Via del Vino
 
Calçadas
A troca de calçamento nas ruas General Gomes Carneiro e Marechal Deodoro, até a Dr Montauri, está em pleno andamento. Na Marechal Deodoro entre as ruas Dr Montauri e Dr Antunes, foi concluída. Nestes trechos não há ornamentação das calçadas, somente a renovação do piso, o desvio das ligações de rede pluvial e a implantação de piso podotáctil para orientação aos deficientes visuais.


Renovação do piso e a implantação de piso podotáctil para orientação aos deficientes visuais.

Fontes
A fonte defronte a Prefeitura será preservada e nova fonte, já licitada e adquirida, será instalada em frente ao Clube Aliança.


A fonte defronte a Prefeitura será preservada.

Ordenação dos espaços para táxis e ambulantes
Com o objetivo de atender o aumento da segurança no trânsito e melhoria na mobilidade das pessoas, a Secretaria desenvolveu um amplo debate com os taxistas localizados nos dois pontos ao lado da Via del Vino, na Marechal Deodoro. “Uma anomalia na fixação destes pontos, conduz o passageiro a embarcar e desembarcar para o lado da rua, criando iminentes riscos de acidente. O debate, que teve a compreensão, colaboração e participação ativa não só dos taxistas daqueles pontos mas também de outros, permitiu um reordenamento de localização” comenta Heber dos Santos. O ponto mudará para a pista do lado direito, defronte ao Shopping Bento, permitindo que os passageiros embarquem e desembarquem com segurança pelo lado da calçada.


O ponto mudará para a pista do lado direito, defronte ao Shopping Bento, permitindo embarque e desembarque com segurança pelo lado da calçada.

O ponto de táxi que está na rua Mal Deodoro, em frente a Prefeitura, será eliminado e os táxis lotados neste local serão redistribuídos, sendo dois para o ponto em frente ao Shopping Bento, um para o ponto em frente ao Hospital Tacchini, outro para o Ponto da Rodoviária e dois na Cândido Costa.


O ponto de táxi que está na rua Mal Deodoro, em frente a Prefeitura, será eliminado.

Quanto a banca de camelô, o ponto que atualmente se encontra na Praça Dr. Bartholomeu Tacchini será transferido, em comum acordo com o proprietário, para área ao lado do ponto de ônibus da Igreja Santo Antônio.  E os vendedores artesãos que ocupam parte da praça , passarão para a Valter Galassi. Já o estacionamento de motos passa para o lado esquerdo da via, defronte a Caixa Econômica Federal. Desta forma mudará completamente o visual e a mobilidade das pessoas neste trecho.


A banca de camelô e os vendedores artesãos terão novos pontos.

Árvores
Já foram substituídas as árvores no passeio público entre a Dr. Montauri e a Dr. Antunes, dentro do novo projeto de arvorismo. Assim que as obras vão sendo concluídas, elas irão sendo repostas conforme programado.


O estacionamento de motos passa para o lado esquerdo da via, onde já foram substituídas as árvores no passeio público.

Próximas fases
Na calçada da rua Marechal Deodoro serão identificadas as redes que cruzam as valas para instalação das novas linhas de transmissão de energia e de dados. Será colocada a tubulação e no sentido transversal à calçada a espera para a ligação nos prédios. “Este trabalho precisa ser feito com muito cuidado, desde a abertura das valas, para que se mantenha a segurança. A medida em que as redes de energia e dados forem sendo executadas as calçadas vão sendo concluídas. A preferencia por este lado da via tem o intuito de liberar, o mais rápido possível, o acesso às lojas e serviços” explica o secretário.
 
Canteiro
Na Via del Vino, foram retiradas as pedras antigas, removidas as árvores que serão substituídas e colocado um contrapiso apenas para que as pessoas possam circular. Este trecho abrigará as rede de média (conhecida por alta tensão) próximo a faixa de rolamento e em outra vala, próximo as edificações (lado da prefeitura), as redes de baixa tensão e de dados para atender os prédios localizados neste lado da via. Quando estas obras iniciarem ocorrerão intervenções e interdições de trechos.
 
Pedras decorativas
Nesta semana foi concluído o desenvolvimento das novas placas de piso decorativo com motivos de cachos de uva e folhas de videira. A superfície foi desenvolvida com resina que permitirá atender simultaneamente há três exigências: antiderrapante, beleza e durabilidade contra as ações do tempo (sol e chuva) para que aumentem o prazo de durabilidade.

Fonte: Assessoria de Comunicação Social Prefeitura